Casa de Fermentelos, Campo de Besteiros.
Construção despida de grandes ornatos arquitetónicos com quatro sacadas de grades pombalinas, dão- lhe certa grandeza as pilastras dos ângulos, a cornija corrida do beiral e a frontaria da capela, de pórtico simples, sobrepujado pela pedra de armas.
Amadeu Ferraz de Carvalho, em interessante artigo escreve que”(…) esta casa foi mandada construir em 1630 pelo padre Gaspar Ribeiro que na mesma data instituiu um morgadio, mandando colocar as armas na frontaria da capela anexa à casa (…)”.[1]
Alexandre Lucena e Vale, tendo como fonte os documentos transcritos por Alexandre Alves[2] invalida esta dedução, dando como primeiros proprietários o L.º Mateus da Fonseca e Barreto e sua mulher Ana de Abreu Pereira que em 17 de Março de 1716 obtiveram licença de culto na sua capela de S. José, do Bispo de Viseu D. Jerónimo Soares. A confusão resulta deste casal ser à época também proprietário de outra capela dedicada a S. José erigida quase cem anos antes pelo referido padre Gaspar Ribeiro.
O solar na sua configuração atual foi edificado entre 1715 e 1716 pelos referidos Mateus da Fonseca e Barreto e sua mulher Ana de Abreu Pereira, requalificando as casas que possuíam naquele lugar, tendo-lhes acrescentado uma capela.
Sem comentários:
Enviar um comentário