quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Heráldica do Paço de Molelos

Quebras de varonia no Paço de Molelos

Desde a instituição dos morgadíos que se criou o hábito de os bens passarem sempre para o filho macho mais velho. Porém, por vezes acontecia o casal só ter filhas, e o lugar de "chefe de família" vir a ser ocupado pelo marido das ditas senhoras. Esta série de brasões representa as pessoas que se uniram à família do paço de Molelos por casamento, e como tal, se tornaram senhores de Molelos. Pintura a óleo sobre madeira da autoria de Luís Ferros.

Brasão de Esteves da Veiga.
Do casamento, cerca de 1476, de Henrique Esteves da Veiga com Filipa Nunes de Azevedo, Filha de Fernão Nunes de Azevedo (ou Cardoso) Senhor de Molelos, Nandufe, Botulho, etc.

 
 Brasão de Tovar
Do casamento a 04-11-1576 de Sancho de Tovar, com Ana da Veiga, filha de Henrique da Veiga e de Leonor Ortiz, senhores de Molelos.


 Brasão de Vieira da Silva.
Do casamento, cerca de 1670, de Martim de Távora e Noronha Vieira da Silva com Ana de Tovar, filha de Diogo de Tovar e Mécia de Sousa, senhores de Molelos.


 Brasão de Fonseca Barata Henriques.
Do casamento de Manuel Barata de Lima Henriques da Fonseca Arnaut, a 19-01-1802, com Josefa Margarida Vieira de Tovar e Albuquerque, filha de Jerónimo Vieira da Silva de Tovar, e de Josefa de Melo Albuquerque e Menezes, senhores de Molelos.


 Brasão dos Condes de Felgueiras.
(Magalhães, Teixeira, Cunha e Coelho).
Do casamento, a 20-04-1912 , de António de Assis Teixeira de Magalhães e Menezes (Conde de Felgueiras) com Maria Barata Tovar Pereira Coutinho, herdeira das honras de Molelos e Botulho, por morte do último visconde de Molelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário