segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Casa de São José, ou do Fidalgo, ou dos Seixas da Gama em Parada de Gonta

 

Fotografia de Rui do Amaral Leitão. 1980s

O edifício original começou a ser construído ainda no século XVII, sofrendo alterações e acrescentamentos até ao século XIX. É constituído por vários corpos diferenciados e uma torre de três pisos que se podem enquadrar na arquitectura civil maneirista. 
 
A capela de São José anexa foi levantada em 1734. (Não é referida nas «Memórias Paroquiais» de 1756!)
 
Num dos corpos da casa existem quatro janelas manuelinas pertencentes a uma casa de Viseu que foi demolida e aqui colocadas pelo político e poeta Tomás Ribeiro.
 
Autor - Guilherme Bonfim Barreiros - 1938
AMP - F-NP/2-GBB/1/66(23)

 
Autor - Guilherme Bonfim Barreiros - 1938
AMP - F-NP/2-GBB/1/66(28)

 
O primeiro proprietário desta casa que se conhece foi o Padre José Rodrigues Pereira que a deixou em testamento a seu sobrinho homónimo José Rodrigues Pereira, em cuja descendência continuou por algumas gerações. Por venda, passou a sua posse para a família do Conselheiro Tomás Ribeiro onde se manteve até aos nossos dias.
 
No cunhal da capela encontra-se um brasão com as armas de Pinho, Seixas, Gama e Pereira, timbre de Pinho, de António Pinho Seixas da Gama.
 

 
 
in: CONCELHO DE TONDELA – HERÁLDICA, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO, de Luís Ferros, Manuel Ferros e Rui do Amaral Leitão, 2017, Editora Colibr

Sem comentários:

Enviar um comentário